Veja o ranking de carros menos roubados em SP com dados atualizados e descubra quais oferecem mais segurança e economia.
Descobrir quais são os carros menos roubados em SP são uma preocupação constante para quem vive na cidade mais populosa do país.
Afinal, em 2024, São Paulo registrou mais de 34 mil furtos e roubos de veículos, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Mas será que existem modelos realmente mais seguros?
Você já pensou se o seu carro faz parte da lista dos mais visados por criminosos? Ou se há modelos que oferecem menor risco e, de quebra, seguro mais barato?
A verdade é que a escolha do carro vai além do design ou economia de combustível. O índice de roubo influencia diretamente no valor da apólice, no risco diário e até na revenda.
No nosso “papo segurança” de hoje, você vai descobrir quais são os modelos menos visados em SP, entender o que os torna mais seguros e como essa informação pode economizar dinheiro e evitar dor de cabeça.
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Não perca esta oportunidade de tomar uma decisão mais inteligente. Continue lendo e veja se o seu carro está entre os mais seguros — ou se já passou da hora de trocar.
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ToggleO que é o índice de carros menos roubados em SP e por que ele importa?
O índice de carros menos roubados em SP é calculado com base no IVR — Índice de Veículos Roubados, uma métrica oficial divulgada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
Esse índice serve para medir o risco de roubo de veículos com seguro no Brasil, e é utilizado por seguradoras e especialistas como referência técnica para definir preços de apólices e avaliar riscos.
A fórmula do IVR é simples e objetiva:
- IVR = (Número de veículos roubados ou furtados) ÷ (Número total de veículos segurados expostos ao risco)
Quanto menor o IVR, menor a chance de roubo, o que significa que o carro é menos visado por criminosos. O índice é sempre calculado com base em um período de seis meses e por região, o que permite análises específicas — como no caso de São Paulo.
A importância desse dado é direta e prática:
- Ajuda o consumidor a tomar decisões mais conscientes na hora de comprar ou trocar de carro
- Serve como base para o cálculo do valor do seguro auto
- Indica o nível de segurança de um modelo em determinada região
Segundo dados do relatório da SUSEP referente ao segundo semestre de 2020, o índice de roubo pode variar de forma significativa entre modelos semelhantes.
Por exemplo, dois veículos da mesma categoria podem ter IVRs muito diferentes, o que afeta tanto o custo do seguro quanto o risco diário para o motorista.
Se você deseja economizar no seguro, evitar transtornos e aumentar a segurança no trânsito urbano, entender o IVR é o primeiro passo. A boa notícia é que alguns modelos se destacam por sua baixa incidência de roubos em São Paulo.
Já pensou em contratar um seguro auto flexível, mais barato e que oferece o mesmo nível de proteção? Isso não é sonho, é possível, real e nós te ajudamos!
No próximo subtópico, você verá quais são os 10 carros menos roubados em SP com base nos dados oficiais mais recentes. Isso pode te ajudar a fazer uma escolha mais segura e estratégica.
1. Volkswagen Saveiro


- IVR: 0,044 (2º semestre de 2020)
A Volkswagen Saveiro é uma picape compacta, amplamente usada para trabalho e transporte urbano. Seu foco é utilitário, e ela costuma ser mais comum em cidades do interior e em perfis de uso comercial.
Esse fator contribui diretamente para seu baixo índice de roubo: o modelo tem baixa atratividade para desmanche, já que suas peças não são compatíveis com muitos veículos populares.
Outro ponto relevante é que a Saveiro não é alvo frequente de ações rápidas em grandes centros urbanos, especialmente quando está equipada com versões mais simples, o que reduz sua exposição ao risco.
Ficha técnica – Volkswagen Saveiro 1.6 MSI Robust (2023)
- Motor: 1.6 flex, 8V
- Potência: 104 cv (etanol) / 101 cv (gasolina)
- Transmissão: Manual de 5 marchas
- Consumo médio: 11,2 km/l (gasolina, cidade)
- Capacidade de carga: 659 kg
- Preço médio: R$ 90.000 (0 km, versão básica)
2. Fiat 500 (Cinquecento)


- IVR: 0,074
O Fiat 500, também conhecido como Cinquecento, é um compacto urbano com foco em design e dirigibilidade. Seu porte reduzido e perfil discreto ajudam a evitar que ele chame atenção de criminosos.
Além disso, trata-se de um carro com produção e circulação limitada no Brasil, o que torna suas peças menos demandadas no mercado paralelo.
Como muitos modelos possuem câmbio automático e motorização pequena, o Cinquecento não é visado para revenda de componentes nem como veículo de fuga, fatores que reduzem sua atratividade para roubo.
Ficha técnica – Fiat 500 Cult 1.4 (2015)
- Motor: 1.4 Fire Evo flex
- Potência: 88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina)
- Transmissão: Manual de 5 marchas
- Consumo médio: 11,6 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 185 litros
- Preço médio (usado): R$ 40.000 a R$ 50.000
3. Chevrolet Tracker


- IVR: 0,075
O Chevrolet Tracker é um SUV compacto com foco em tecnologia e segurança. Ele possui diversos sistemas de proteção embarcados, como alarme de fábrica, sensor de presença, travamento automático e chave codificada. Esses recursos tornam o modelo mais difícil de ser violado, especialmente nas versões mais recentes.
Outro fator importante é que o Tracker tem alta taxa de financiamento e rastreamento ativo por parte das seguradoras, o que eleva o risco de localização em caso de roubo e desestimula a ação de criminosos.
Ficha técnica – Chevrolet Tracker 1.0 Turbo LT (2023)
- Motor: 1.0 turbo flex
- Potência: 116 cv
- Transmissão: Automática de 6 marchas
- Consumo médio: 12 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 393 litros
- Preço médio: R$ 115.000
4. Fiat Strada


- IVR: 0,082
A Fiat Strada é uma das picapes compactas mais vendidas do Brasil, voltada tanto para uso comercial quanto urbano. Apesar de sua alta circulação, ela tem um dos índices de roubo mais baixos do estado de São Paulo.
Isso se explica pelo seu perfil: é um veículo amplamente usado por empresas, geralmente com seguro ativo e rastreamento, o que desestimula tentativas de furto.
Além disso, sua versão cabine dupla oferece mais conforto, mas ainda é vista como um carro de trabalho. Isso a torna menos atrativa para uso criminoso ou revenda de peças em mercados ilegais.
Ficha técnica – Fiat Strada 1.3 Endurance Cabine Plus (2023)
- Motor: 1.3 Firefly flex
- Potência: 107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina)
- Transmissão: Manual de 5 marchas
- Consumo médio: 12,1 km/l (gasolina, cidade)
- Capacidade de carga: 720 kg
- Preço médio: R$ 97.000
5. Jeep Compass


- IVR: 0,135
O Jeep Compass é um SUV médio que se destaca pelo pacote de tecnologia, segurança e acabamento. Ele possui recursos como chave presencial, controle de tração, alarme perimétrico e sistema antirroubo de série, o que dificulta a ação de criminosos.
Além disso, o Compass é um veículo de valor elevado e geralmente protegido por seguro completo e rastreamento ativo. Essas condições aumentam o risco para quem tenta roubá-lo, contribuindo para que seja menos visado, mesmo sendo um modelo bastante vendido.
Ficha técnica – Jeep Compass Longitude 1.3 Turbo Flex (2023)
- Motor: 1.3 turbo flex
- Potência: 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina)
- Transmissão: Automática de 6 marchas
- Consumo médio: 10,5 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 410 litros
- Preço médio: R$ 160.000
6. Renault Captur


- IVR: 0,167
O Renault Captur é um SUV compacto com visual sofisticado, mas presença mais discreta nas ruas em comparação com rivais da mesma categoria.
Seu número reduzido de unidades em circulação, combinado com a baixa procura por peças no mercado ilegal, contribui diretamente para seu menor índice de roubos.
Além disso, o Captur é equipado com recursos como travamento automático, sensores de estacionamento e chave-cartão, que aumentam a segurança e dificultam abordagens rápidas.
Ficha técnica – Renault Captur Iconic 1.3 Turbo Flex (2023)
- Motor: 1.3 turbo flex
- Potência: 170 cv
- Transmissão: CVT
- Consumo médio: 11,1 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 437 litros
- Preço médio: R$ 137.000
7. Chevrolet Montana


- IVR: 0,173
A Chevrolet Montana é uma picape leve que ficou bastante conhecida pelo seu custo-benefício e manutenção acessível.
Embora tenha uma presença razoável no mercado de usados, ela é pouco visada por criminosos por apresentar baixo valor de revenda ilegal e menor demanda por peças no mercado paralelo.
Além disso, a Montana costuma ser utilizada por motoristas que mantêm perfil conservador e rotinas previsíveis, o que reduz a exposição em locais de alto risco.
Ficha técnica – Chevrolet Montana LTZ 1.2 Turbo (2023)
- Motor: 1.2 turbo flex
- Potência: 133 cv
- Transmissão: Automática de 6 marchas
- Consumo médio: 13,3 km/l (gasolina, cidade)
- Capacidade de carga: 600 kg
- Preço médio: R$ 135.000
8. Nissan Kicks


- IVR: 0,211
O Nissan Kicks é um SUV compacto com foco em economia de combustível e segurança urbana. Um dos principais motivos para seu baixo índice de roubo está relacionado ao seu perfil tecnológico de proteção, que inclui chave inteligente, sensores de presença e alarme de série.
O modelo também apresenta menor interesse no mercado ilegal por ter menor compatibilidade de peças com outros veículos da marca, o que o torna menos atrativo para desmanches.
Ficha técnica – Nissan Kicks Advance 1.6 CVT (2023)
- Motor: 1.6 flex
- Potência: 113 cv
- Transmissão: CVT
- Consumo médio: 11,9 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 432 litros
- Preço médio: R$ 120.000
9. Chevrolet S10


- IVR: 0,217
A Chevrolet S10 é uma picape média de porte robusto, amplamente usada no campo, em empresas e em regiões rurais. Mesmo com seu tamanho e potência, a S10 aparece entre os carros menos roubados por ser frequentemente rastreada por sistemas de segurança e monitoramento ativo.
Além disso, o custo elevado de aquisição e manutenção faz com que ela seja menos procurada em ações de oportunidade nos grandes centros urbanos.
Ficha técnica – Chevrolet S10 LT 2.8 Turbo Diesel 4×4 (2023)
- Motor: 2.8 turbo diesel
- Potência: 200 cv
- Transmissão: Automática de 6 marchas
- Consumo médio: 9,5 km/l (diesel, cidade)
- Capacidade de carga: 1.061 kg
- Preço médio: R$ 230.000
10. Nissan Tiida


- IVR: 0,225
O Nissan Tiida é um hatch médio que teve seu auge entre 2007 e 2012. Hoje, com circulação mais restrita, esse modelo perdeu atratividade no mercado paralelo, tornando-se pouco interessante para ações criminosas.
Além disso, a dificuldade de encontrar peças específicas, aliada à falta de compatibilidade com modelos atuais da marca, faz com que o Tiida seja considerado um carro fora do radar dos desmanches.
Ficha técnica – Nissan Tiida S 1.8 (2012)
- Motor: 1.8 flex
- Potência: 126 cv (etanol) / 125 cv (gasolina)
- Transmissão: Manual de 6 marchas
- Consumo médio: 10,5 km/l (gasolina, cidade)
- Porta-malas: 289 litros
- Preço médio (usado): R$ 30.000 a R$ 40.000
Por que esses carros são menos roubados em SP? Fatores que influenciam
Como vimos até aqui, alguns modelos de carros apresentam índices muito baixos de roubo em São Paulo, e isso não é coincidência. Existem fatores bem definidos que influenciam a atratividade de um veículo para ações criminosas.
Conhecer esses critérios pode ajudar você a escolher melhor seu próximo carro, evitando prejuízos e pagando menos no seguro.
Veja os principais fatores:
1. Baixa demanda por peças no mercado paralelo
Modelos como o Fiat 500 e o Nissan Tiida possuem circulação reduzida e pouca compatibilidade de peças com outros veículos, o que torna sua desmontagem pouco lucrativa para desmanches ilegais.
2. Presença de tecnologias de segurança
Veículos mais recentes, como o Chevrolet Tracker e o Jeep Compass, contam com travamento automático, chave codificada, sensor de presença e sistemas imobilizadores. Esses recursos dificultam o roubo e inibem tentativas.
3. Rastreamento ativo por seguradoras
Picapes como a Saveiro, Strada e S10, frequentemente utilizadas por empresas, costumam ter rastreamento veicular contratado, o que reduz a atratividade para criminosos e facilita a recuperação.
4. Perfil do condutor
Modelos como o Renault Captur e o Nissan Kicks são procurados por condutores mais conservadores, que mantêm hábitos de direção mais seguros e previsíveis, estacionam em locais protegidos e mantêm apólices de seguro ativas.
5. Menor circulação nas regiões de alto risco
Veículos que têm menor volume nas grandes capitais ou que são usados fora de horários de pico estão naturalmente menos expostos. Isso reduz a incidência de roubo registrada, impactando positivamente o IVR.
Esses fatores, combinados, ajudam a explicar por que alguns modelos permanecem no topo da lista de carros menos roubados em SP.
No próximo tópico, você verá como esse índice se conecta diretamente ao valor do seguro. A escolha do modelo pode representar uma diferença de milhares de reais por ano.
Como a escolha do carro impacta no valor do seguro em SP?
O valor do seguro automotivo em São Paulo varia de acordo com muitos fatores, mas o índice de roubo é um dos principais. Quanto mais visado é o carro, maior será o custo para protegê-lo. Isso acontece porque a seguradora precifica o risco: quanto mais alto o risco de furto ou roubo, mais alta é a apólice.
Para mostrar isso de forma prática, veja a tabela a seguir, com comparações reais entre modelos mais e menos roubados em SP. Os valores foram levantados em cotações simuladas para o mesmo perfil de condutor.
Tabela comparativa – valor do seguro com base no índice de roubo
| Modelo do carro | IVR | Valor médio do seguro (SP) | Perfil usado para cotação | Seguradora base da simulação |
|---|---|---|---|---|
| VW Saveiro Robust | 0,044 | R$ 2.120 | Homem, 35 anos, casado, sem filhos, zona norte de SP | Azul Seguros |
| Fiat 500 (Cinquecento) | 0,074 | R$ 1.950 | Mulher, 28 anos, solteira, garagem no trabalho e em casa | Porto Seguro |
| Chevrolet Tracker | 0,075 | R$ 2.390 | Homem, 42 anos, zona sul, uso diário para deslocamento urbano | Tokio Marine |
| Chevrolet Onix | 0,837 | R$ 3.990 | Mulher, 30 anos, solteira, trabalha em shopping | Suhai Seguradora |
| Hyundai HB20 | 0,774 | R$ 4.110 | Homem, 25 anos, solteiro, mora na zona leste de SP | MAPFRE |
| Fiat Strada | 0,082 | R$ 2.250 | Homem, 45 anos, casado, autônomo, zona oeste | Porto Seguro |
A escolha de um carro com baixo índice de roubo pode reduzir o valor do seguro em mais de 50%, dependendo do perfil do condutor e da região.
Além disso, veículos menos visados costumam ter maior aceitação pelas seguradoras, facilitando o fechamento de apólices completas.
Dicas para proteger seu carro de roubos em São Paulo
Mesmo ao escolher um modelo com baixo risco, nenhum carro está 100% livre de tentativas de furto ou roubo. A boa notícia é que você pode adotar práticas que diminuem bastante esse risco.
Abaixo, veja orientações práticas, apoiadas por especialistas em segurança urbana e autoridades policiais:
Onde estacionar faz diferença
- Evite ruas desertas ou mal iluminadas.
- Dê preferência a estacionamentos fechados, com vigilância e câmeras.
- Se precisar parar na rua, tente estacionar em áreas visíveis, com fluxo constante de pessoas.
Segundo a SSP-SP, 41% dos furtos ocorrem em ruas residenciais durante o período noturno.
Invista em dispositivos de segurança
- Trava de volante, bloqueadores de pedal e travas antifurto para estepe dificultam ações rápidas.
- Sistemas anti-clonagem de chave presencial são recomendados para veículos com entrada keyless.
- Alarmes com sensores de inclinação ou quebra de vidro são eficazes em estacionamentos abertos.
Rastreamento veicular
- Segundo estudo da ABRAVEI (Associação Brasileira das Empresas de Rastreamento), veículos com rastreamento têm até 80% mais chance de recuperação em caso de roubo.
- Empresas como Graber, Sascar e Ituran oferecem planos acessíveis com cobertura nacional.
- Integração com seguradoras pode gerar desconto na apólice.
Técnicas mais comuns usadas por criminosos
De acordo com a Polícia Civil de SP, os ladrões utilizam principalmente:
- Clonagem de sinal de chave (relé) para abrir carros com keyless.
- Quebra de vidro com objetos cerâmicos (silencioso e rápido).
- Acesso ao módulo eletrônico por OBD em oficinas ou locais públicos.
Dica de especialista
O delegado Fernando Silva, do DEIC, afirma:
“Veículos com segurança passiva e rastreamento são menos interessantes para quadrilhas. A reação rápida da seguradora ou da central de monitoramento é o maior fator de recuperação.”
Prevenir ainda é a melhor forma de economizar e evitar transtornos. Com medidas simples, o risco pode ser reduzido drasticamente, mesmo em regiões com alta taxa de roubos.
Quais carros são mais visados em SP e como evitá-los
Entender quais são os carros menos roubados em SP ajuda a fazer uma escolha mais segura. Mas conhecer o outro lado da estatística é igualmente importante. Saber quais são os modelos mais visados pelos criminosos pode evitar uma decisão que resulte em maiores custos e riscos.
Os carros mais roubados geralmente são populares, amplamente utilizados e com grande demanda por peças. Também costumam ter segurança básica ou inexistente nas versões de entrada.
Abaixo, veja uma comparação direta entre os carros mais e menos roubados no estado, segundo o último relatório da SUSEP.
Tabela comparativa – carros mais e menos roubados em SP
| Modelo do carro | IVR (índice de roubo) | Categoria | Nível de segurança embarcada | Demanda por peças | Atratividade para criminosos |
|---|---|---|---|---|---|
| VW Saveiro | 0,044 | Picape leve | Média | Média | Baixa |
| Fiat 500 | 0,074 | Compacto | Alta | Baixa | Muito baixa |
| Chevrolet Tracker | 0,075 | SUV compacto | Alta | Média | Baixa |
| Hyundai HB20 | 0,774 | Hatch compacto | Baixa | Alta | Alta |
| Chevrolet Onix | 0,837 | Hatch compacto | Média | Alta | Muito alta |
| VW Gol | 0,891 | Hatch compacto | Baixa | Alta | Muito alta |
Como evitar os modelos mais visados?
- Evite versões antigas sem alarme ou travas.
- Instale dispositivos de segurança adicionais se optar por um modelo popular.
- Mantenha seguro com rastreamento ativo, mesmo que o carro seja barato.
- Considere modelos com menor volume de circulação, pois são naturalmente menos visados.
- Fique atento ao perfil do carro: veículos muito procurados por motoristas de app ou frotas tendem a ser mais visados.
A escolha do carro não precisa ser feita com base apenas em estética ou consumo. Entender o perfil de risco do modelo faz diferença no custo final e na sua tranquilidade diária.
Diferença entre roubo e furto de veículos: o que você precisa saber
A maioria dos motoristas utiliza os termos roubo e furto como sinônimos. No entanto, no campo da segurança pública e das seguradoras, existe uma diferença clara — e essa distinção influencia diretamente nos dados, na apólice e nas estratégias de proteção.
O que é furto de veículo?
O furto ocorre quando o veículo é levado sem a presença ou conhecimento imediato da vítima, ou seja, sem uso de violência ou ameaça direta. Exemplo: o carro é levado de madrugada enquanto está estacionado na rua, sem que ninguém veja.
Esse tipo de ocorrência representa a maior parte dos casos registrados em áreas residenciais e estacionamentos públicos. É mais comum em veículos sem alarme ou rastreador.
O que é roubo de veículo?
O roubo envolve ação direta contra a vítima, com o uso de ameaça, intimidação ou violência física. Exemplo: abordagem armada em um semáforo ou no momento em que a pessoa entra no carro.
Esse tipo de crime costuma ocorrer em vias movimentadas, horários de pico ou locais com pouca vigilância. Além do risco material, o roubo representa uma ameaça direta à integridade física do condutor.
Por que essa diferença importa?
- O IVR considera roubo e furto juntos, por isso é importante entender a proporção entre eles.
- Algumas apólices de seguro cobrem apenas roubo, outras cobrem ambos — essa distinção pode afetar diretamente a cobertura contratada.
- A forma de prevenção varia: contra furto, é necessário foco em dispositivos de proteção passiva (trava, alarme, estacionamento); contra roubo, é fundamental evitar rotas perigosas e estar atento ao ambiente.
Dominar esses conceitos demonstra conhecimento técnico e prepara você para tomar decisões mais seguras e econômicas, tanto na escolha do carro quanto na contratação do seguro.
Os bairros mais perigosos de SP para roubo de carros, segundo a SSP
Mesmo escolhendo um dos carros menos roubados em SP, a localização em que você circula pode aumentar ou reduzir os riscos de furto ou roubo.
A SSP-SP divulga mensalmente dados oficiais por delegacia e região, permitindo identificar os pontos mais críticos da capital.
Com base nos registros mais recentes, os bairros com maior incidência de roubo e furto de veículos em São Paulo são:
Regiões com maior número de ocorrências:
| Bairro / Região | Região Administrativa | Ocorrências mensais (média 2024) | Tipo predominante |
|---|---|---|---|
| Itaquera | Zona Leste | 240 | Furto |
| Capão Redondo | Zona Sul | 210 | Roubo |
| São Mateus | Zona Leste | 190 | Furto |
| Campo Limpo | Zona Sul | 185 | Roubo |
| Cidade Ademar | Zona Sul | 180 | Furto e roubo |
| Sé (centro) | Região Central | 160 | Furto |
| Tatuapé | Zona Leste | 150 | Furto |
Essas regiões apresentam alta densidade populacional, fluxo intenso de veículos e infraestrutura urbana vulnerável, o que favorece a ação de criminosos, principalmente em horários noturnos ou em vias mal iluminadas.
Como reduzir o risco em áreas perigosas:
- Evite estacionar em ruas estreitas ou sem movimento.
- Use aplicativos para localizar estacionamentos com vigilância.
- Prefira rotas alternativas por bairros mais seguros, mesmo que o trajeto seja mais longo.
- Ao circular por essas regiões, mantenha vidros fechados, portas travadas e atenção redobrada ao redor.
Ao cruzar o modelo do carro com a localização de uso, você aumenta consideravelmente sua proteção e evita prejuízos.
Não importa em qual bairro de São Paulo você mora: caso contrate um seguro auto equilibrado, estará protegido contra a ação de criminosos.
Como consultar o índice de roubo do seu carro antes de comprar ou trocar?
Antes de decidir por um carro novo ou usado, é possível consultar o IVR (Índice de Veículos Roubados) diretamente, sem depender de terceiros. Esse dado ajuda a avaliar o risco e estimar o valor do seguro de forma mais precisa.
Como fazer a consulta pelo site da SUSEP:
- Acesse o link direto para a página de índices.
- Baixe o arquivo PDF ou planilha com os dados mais recentes.
- Use o filtro de busca para procurar o modelo e versão do carro.
- Verifique a coluna “IVR” correspondente ao seu modelo.
Consulta via seguradoras e corretoras:
Corretoras de seguros como a AEM Corretora de Seguros também disponibilizam cotações personalizadas que já incluem a análise do IVR e o impacto no seguro. Com essa informação, é possível tomar decisões mais seguras e econômicas.
Conhecer esse índice evita surpresas após a compra e pode representar uma economia de até 60% no valor do seguro anual, dependendo do modelo escolhido.
Conclusão: vale a pena escolher um carro menos roubado em SP?
Escolher um carro com menor índice de roubo é uma decisão estratégica que impacta diretamente na sua segurança, no custo do seguro e na tranquilidade do dia a dia.
Como vimos, alguns modelos oferecem riscos muito menores, e essa informação pode ser o diferencial na hora da compra.
Você está pronto para fazer uma escolha mais inteligente? Evite prejuízos, reduza o custo do seguro e proteja seu patrimônio com mais eficiência.
Na AEM Corretora de Seguros, você pode simular o seguro do seu carro em poucos minutos, com base em dados atualizados de risco e perfil de uso.
Nosso cotador de seguros auto online analisa os principais fatores que influenciam o preço e oferece as melhores opções de proteção contra roubos e furtos.
Não deixe para depois. Quanto mais informado você estiver, menor será o risco — e maior a economia.
Perguntas frequentes (FAQs) sobre os carros menos roubados em SP
Quais são os carros menos roubados em SP atualmente?
Segundo o último levantamento da SUSEP, os modelos com menor índice de roubo em São Paulo são: Volkswagen Saveiro, Fiat 500, Chevrolet Tracker, Fiat Strada e Jeep Compass. Esses veículos apresentam tecnologias de segurança, menor demanda por peças e baixo interesse de criminosos.
Por que alguns carros são menos roubados do que outros?
Carros com mais proteção eletrônica, rastreamento ativo, pouca compatibilidade de peças no mercado ilegal ou uso mais restrito tendem a ser menos visados. Além disso, modelos com menor circulação ou valor de revenda desinteressante para o crime têm índice de roubo mais baixo.
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O índice de roubo afeta o valor do seguro do carro?
Sim. Quanto maior o índice de roubo de um modelo, mais cara tende a ser a apólice de seguro. Veículos com baixo risco de furto ou roubo geralmente têm prêmios mais acessíveis e maior aceitação pelas seguradoras.
Onde posso consultar o índice de roubo do meu carro?
Você pode consultar o IVR (Índice de Veículos Roubados) diretamente no site da SUSEP, onde os dados são atualizados semestralmente. Corretoras como a AEM Corretora de Seguros também podem informar esse índice durante a cotação.


Autor: Bruno Luiz Andrade Martins
SUSEP: 201013106
E-mail: bruno@aemcorretoradeseguros.com.br
Bruno Luiz Andrade Martins é um especialista em seguros e investimentos com mais de 25 anos de experiência no mercado. Desde 1999, Bruno tem se dedicado a liderar a AEM Corretora de Seguros, onde oferece soluções completas e personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente.
Com uma sólida formação e profundo conhecimento nas áreas de seguro saúde, vida e previdência, consórcios, seguros de automóvel e como agente autônomo de investimentos, Bruno se destaca por sua capacidade de entender as necessidades individuais e empresariais, encontrando as melhores opções de proteção e investimento disponíveis no mercado.
Ao longo de sua carreira, Bruno Luiz Andrade Martins tem ajudado inúmeros clientes a protegerem seus patrimônios e alcançarem segurança financeira, sempre com o compromisso de oferecer um serviço de alta qualidade e confiança.
Seu foco é garantir que cada cliente tenha a cobertura e os investimentos adequados, minimizando riscos e proporcionando tranquilidade.
Se você procura uma consultoria especializada em seguros e investimentos, Bruno está à disposição para compartilhar seu vasto conhecimento e experiência no setor.




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